Recomendação – “EmpreenLoures”
Nos últimos anos temos assistido ao reemergir de um ímpeto empreendedor no nosso país. Milhares e milhares de pessoas têm colocado mãos à obra e criado, numa primeira fase, o seu próprio emprego e, depois, novos empregos no nosso país. A transferência de tantas mulheres e homens no trabalho por conta
Nos últimos anos temos assistido ao reemergir de um ímpeto empreendedor no nosso país. Milhares e milhares de pessoas têm colocado mãos à obra e criado, numa primeira fase, o seu próprio emprego e, depois, novos empregos no nosso país.
A transferência de tantas mulheres e homens no trabalho por conta de outrem para o trabalho por conta própria, com a abertura de negócios, em áreas tão diferentes, como a restauração, a formação ou o turismo, tem sido motivada, em alguns casos, assuma-se, pela inexistência de procura dos seus serviços no mercado “tradicional” de trabalho ou, pelo facto dessa procura se remeter para oportunidades muito precárias (estágios – por vezes não remunerados – contratos de curta duração, etc..).
No entanto, muitas outras vezes, assistimos a pessoas que “largam tudo” para abrirem o seu próprio negócio, movidas por um espírito de empreendedorismo empresarial louvável. No final, por uma busca incessante do seu sonho baseada na crença inabalável de um futuro diferente, para melhor. A vontade de fazer diferente e de deixar a sua marca são o combustível destes empreendedores. Mulheres e homens que estão a modificar o tecido empresarial no nosso país.
No final, não deixa de ser um grito de liberdade em pleno século XXI. O da recusa da precarização das condições laborais enquanto um mal menor comparativamente à ameaça sempre presente do desemprego.
Loures, como um Concelho virado para o futuro, deve assumir-se como um polo agregador e estimulador do empreendedorismo. Não recomendamos um investimento fora de órbita ou um investimento descontextualizado, mas, acima de tudo, um sinal de incentivo e comunhão de forças com estes empreendedores.
Assim, recomendamos à Câmara Municipal de Loures:
1 – Promover uma feira do empreendedorismo jovem, com periodicidade anual, com a presença de start-ups, sediadas ou não no nosso Concelho, tendo em vista, por um lado, o networking entre essas mesmas empresas objetivando a criação de uma plataforma de sinergias comuns e, por outro lado, a averiguação de hipóteses de cooperação entre a CML e essas start-ups com benefícios bilaterais.
2 – Disponibilização de um serviço de atendimento a empreendedores tendo em vista prestar um conjunto de informações conexas com a criação de pequenas empresas ou com o trabalho independente, por exemplo, no domínio financeiro, jurídico ou contabilístico.
3 – Criação de um concurso, anual, aberto à participação de empreendedores munícipes ou com ligações evidentes ao Concelho, com a atribuição de um prémio monetário para o melhor projeto apresentado tendo em vista incentivar a materialização da ideia de negócio escolhida.
Os eleitos da Coligação Loures Sabe Mudar na Assembleia Municipal de Loures,
15 de Dezembro de 2016.